O Marketing Digital serve primordialmente para divulgar o seu negócio e atrair clientes. Sites, blogs, redes sociais, e-mails entre outros canais digitais servem para colocar a sua marca no mundo, apresentá-la aos seus clientes potenciais e fechar mais vendas.
Vamos falar inicialmente sobre os Indicadores de Performance do Marketing Digital que são o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e LTV (Life Time Value). Não iremos considerar nesse Blog os custos com vendas.
Todo negócio se resume a ter o menor CAC e maior LTV pra garantir a rentabilidade máxima do Marketing Digital.
O que é CAC?
O CAC é o resultado da soma dos investimentos feitos em Marketing Digital dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período.
Exemplo: se os seus investimentos em Marketing Digital foram de R$ 10 mil no mês e com isso você conseguiu 20 clientes o seu CAC será de R$ 500 (R$ 10 mil / 20 clientes).
Portanto o CAC = (investimento em Marketing Digital) / número de novos clientes.
O que é LTV?
O LTV é o “valor do tempo de vida” em português. É uma métrica que calcula a receita gerada por um cliente durante o tempo em que permanece como um cliente ativo da empresa.
Exemplo LTV: Imagine um e-commerce de artigos esportivos que tem um valor médio de venda de R$ 200,00 sendo que os clientes realizam uma média de três compras por ano e permanecem comprando na loja por dois anos em média.
A partir desses dados o LTV será calculado da seguinte maneira: R$ 200 x 3 x 2 = R$ 1.200.
Portanto o LTV = Ticket Médio x Tempo de Retenção de Clientes.
Importância do CAC e LTV?
Nas empresas com vendas pontuais e sem receita recorrente o CAC custo de aquisição de clientes precisa ser menor que o valor médio do seu produto/serviço para o seu negócio ser saudável.
Exemplo: se a Empresa gasta em média R$ 500 para conquistar um novo cliente e o seu produto custa R$ 300 você terá um prejuízo de R$ 200 para cada cliente.
Já em negócios de pagamento recorrente de um serviço como luz, telefone, celular ou assinatura mensal de produtos isso muda um pouco pq o LTV sempre será alto em comparação ao CAC.
Exemplo: você tem um CAC de R$ 500 e o cliente te paga mensalmente R$ 100. Mas sabendo que seus clientes ficam em média 14 meses com sua empresa o LTV dele será de R$ 1.400 (R$ 100 x R$ 14). Portanto, dessa forma é possível ver que o negócio é saudável e vc pode continuar a investir os R$ 500 de CAC.
Agora que você entendeu os conceitos de CAC e LTV e CAC acompanhe as métricas pra garantir o crescimento da sua empresa.